1 de out. de 2008

ERIK - XII Capítulo


Christine esperava um filho de Raoul. Abandonara a música. Todo meu esforço para transformá-la em uma diva da ópera colocado fora num casamento medíocre. Quase não conseguia prestar atenção no que Paul me relatava.
_ Erik! Você está me ouvindo?O que há com você?
_ O quê? Ah, perdoe-me, Paul. O que você disse?
_ Estava contando como foi o meu encontro com Mme. Giry.
_ Ah, sim! Como ela está?
_ Ficou melhor depois que lhe contei a verdade. Ela não aceitou o seu dinheiro.
_ Eu já esperava por isto. Ela sempre foi muito orgulhosa. Darei um jeito de abrir-lhe uma conta e enviar-lhe uma espécie de mesada.
_ Sua dívida com ela parece ser grande.
_ Maior do que você imagina. Ela salvou minha vida por duas vezes. Aliás, vocês são muito semelhantes neste ponto. Ambos são amigos muito importantes para mim.
_ Isto me deixa muito honrado, Erik – disse Paul, visivelmente emocionado. Que tal mais vinho para o último brinde?
_ Não, meu amigo. Eu não estou acostumado com bebidas alcoólicas.
_ Está bem. Você que sabe. Mas, me conte o que tem de novidade para mim, além deste novo visual? Ficou bem melhor do que aquela venda preta.
_ Obrigado. Quanto ás novidades, hoje consegui encontrar a nossa nova joalheria. O ponto é excelente. Fiquei de retornar assim que você chegasse de Paris. Podemos ir até lá amanhã para fechar o negócio, se você aprovar o local.
_ Ora, Erik, você sabe que confio no seu bom senso. Comigo, você tem carta branca.
_ É, mas sendo sócio, gostaria que você desse a sua opinião, para não termos problemas mais tarde.
_ Tem razão. Tudo bem. Amanhã iremos até lá. E quanto a nossa casa?
_ Não consegui nada. Considerando que hoje foi o meu primeiro dia percorrendo a cidade até que obtive bastante para um dia de procura.
_ Claro! Com certeza que sim.

Terminamos de jantar e, após pagarmos a conta, saímos e pegamos um coche para voltar ao hotel. Enquanto ainda me perdia em pensamentos lembrando as palavras de meu amigo a respeito de Paris, ele dava as instruções ao cocheiro. Em alguns minutos, estávamos diante de um respeitável hotel em Piccadilly Street, bem diferente daquele em que me encontrava hospedado.
_ Paul, acho que você bebeu demais e acabou dando instruções erradas ao nosso condutor.
_ Não, Erik. Considere isto uma melhoria nas condições de hospedagem. Claro que este não é exatamente um hotel de luxo, que é onde mereceríamos estar, mas é muito melhor do que aquela pocilga onde tive de escondê-lo neste período de espera. Espero que, com o nosso sucesso no ramo das jóias, possamos em breve estar nas altas rodas. Confio na sua criatividade e bom gosto.
_ Você anda sonhando muito alto, senhor Marback.
_ Qual nada! Não serão apenas sonhos. Tenho certeza disso.
_ Mas, e a minha bagagem?
_ Não se preocupe. Eu já havia encerrado a sua conta e pedido para transferir suas coisas para cá, antes de você voltar de seu passeio.
_ Bem, é uma bela surpresa, devo reconhecer. Já não agüentava ficar naquele lugar.
_ Agora, ficamos aqui até conseguirmos um lugar definitivo. Espero que consigamos resolver tudo o mais rápido possível, para podermos começar a trabalhar. Terei que voltar a Dover. Deixei um funcionário de confiança, Samuel, para manter o funcionamento da joalheria lá. Como já havíamos conversado, será bom manter a matriz funcionando por lá. Por Dover ser um porto, teremos a chance de vender nossas jóias para estrangeiros e, quem sabe fazer fama no exterior também.
_ Você está sonhando alto mesmo, não?
_ Você acha?
_ Não deixe minhas idéias pessimistas te contaminarem. Admiro muito este seu lado otimista. Você está certo. Para o alto, amigo!

Naquela semana, conseguimos fechar negócio com a senhora, dona do antigo armarinho. Logo iniciamos uma pequena reforma para acomodar nossa joalheria. Teríamos uma oficina única, onde Paul e eu iríamos trabalhar, nos fundos. Na parte da frente, seria a vitrine e a loja em si. No início, Paul pretendia atender ele mesmo aos clientes. Mais tarde, se tudo desse certo, poderíamos ter um funcionário para o atendimento.
Em relação à nova residência, conseguimos encontrar uma bela casa em estilo georgiano, com dois andares e um grande sótão, no terceiro piso, com janelas que proporcionavam uma linda vista da cidade. Havia lareiras na sala principal e nos quartos. A cozinha era bastante espaçosa.. “Boiseries” em madeira, finamente trabalhadas, tornavam os ambientes mais aconchegantes.
Tivemos sorte em encontrá-la. O melhor de tudo é que ficava a duas quadras da loja, na Dover Street. Para Paul, este era um bom sinal. O nome da rua ser o mesmo de sua cidade natal.
Fiquei encarregado de providenciar a mobília e empregados para a casa e cuidar das reformas na loja. Paul teve de voltar a Dover para resolver os assuntos pendentes.

Logo a loja estava pronta e pude começar a trabalhar em novos desenhos de jóias. Já havia feito alguns rabiscos no período em que fiquei “confinado”, mas minha inspiração naquela época não estava em seus melhores dias. Sentia falta da minha música. Por mais que tentasse abafar este meu lado, para evitar a lembrança de Christine, não havia como negar que esta arte fazia parte de minha alma e sem ela eu não era completo. Talvez pudesse voltar a dedicar-me ás composições nas horas de folga.
Comecei a animar-me. Uma nova vida iniciava e sentia-me revigorado com esta perspectiva. Já não me sentia um monstro perseguido por todos. Até os pesadelos já se tornavam raros. Apenas um medo ainda me perturbava de vez em quando. O medo de que Paul, quando soubesse de minha história, me virasse as costas. Se ele descobrisse que eu tinha um passado como homicida, continuaria a me respeitar? A ser meu amigo? Sentia que um dia teria de contar-lhe a verdade, mas não agora.
Um dia, andando por Mayfar, descobri uma loja de pianos e órgãos. “Porque não?”, pensei. Poderia comprar um piano para colocar na sala íntima. Era uma peça ampla e comportaria um instrumento daquele porte. Caso Paul não gostasse, poderia levá-lo para os meus aposentos, no sótão. Animado com a idéia de poder tocar novamente, realizei a compra e mandei entregar na Dover Street, na manhã seguinte.
Mal podia esperar para dar vida a minha música mais uma vez.
No outro dia, a senhora Emma, nossa nova governanta, ficou encarregada de receber a minha recente aquisição. Saí em direção da Bond Street, já pensando em retornar mais cedo para poder desenferrujar um pouco os dedos e ouvidos. Na loja, só aguardava a chegada de Paul para a inauguração. Ele prometera trazer as jóias para a exposição na vitrine e o material para iniciar a confecção das novas peças.
Um pouco antes do almoço, resolvi fechar tudo e ir para casa.
Caminhava rapidamente, devorando as duas quadras que me separavam de casa. Quando estava muito próximo, pude ouvir o som das teclas de um piano. Quem estaria tocando?
Fiquei furioso, enciumado, imaginando como alguém poderia ter entrado em minha casa e ter tido a ousadia de tocar em minha propriedade. Paul, eu sabia, não tinha conhecimento algum de música.
Entrei correndo, já chamando pela senhora Emma, para questioná-la sobre a invasão e despedi-la sumariamente por aquela falha indesculpável. Fui barrado em meu desvario, na porta da sala íntima, pela visão de uma mulher, de longos cabelos negros, presos por um laço de veludo vermelho, simploriamente vestida. Só podia vê-la de costas, mas percebi que era jovem, esguia e de porte altivo, só pela maneira como se sentava ao piano, com as costas retas e a cabeça erguida. Tocava uma composição popular, tosca, que conseguia melhorar com a introdução de alguns floreios, dando um ritmo mais interessante a música.
_ Quem é você? O que faz na minha casa, sentada ao meu piano? Quem a deixou entrar?
Devo ter falado em tom alto e áspero, pois ela virou-se assustada e levantou-se estabanada, deixando cair a banqueta onde estava sentada, soltando uma exclamação de espanto. Olhou-me com dois grandes olhos azuis, arregalados, que quase fizeram com que me arrependesse de minha rudeza.
_ Desculpe...Eu, eu... – ela mal conseguia articular as palavras com sua voz tremula – Achei que podia tocar um pouco...Eu...
_ Erik! O que houve?
_ Paul! Você está aí! Eu encontrei esta jovem invasora tocando no piano que acabei de adquirir.
_ Jovem invasora? – falou, já esboçando um sorriso sarcástico para logo cair na gargalhada – Ahahaha...
Ele se dobrava de tanto rir e eu não conseguia entender o motivo. A moça continuava paralisada.
_ Erik, Erik. Deixe-me apresentá-los. A “jovem invasora” é Catherine, minha irmã, de quem eu já havia falado, lembra?
_ Sua irmã? Mas eu pensei que ela era uma menina, uma criança.
_ Para mim, é como se fosse.
_ Paul! – finalmente ela conseguira articular uma palavra, mas seu olhar já se transformara de assustado para desafiador – Então, este é o seu famoso amigo, Erik? Eu o imaginava diferente.
_ Diferente? Como? – perguntou Paul.
_ Mais educado – desferiu aquelas palavras com os olhos fixos em mim.
_ Cathy! Não dê atenção a ela, Erik. Ela é meio... impulsiva, digamos assim.
Com isso, Catherine fuzilou o irmão com um olhar raivoso e saiu, pisando duro em direção ás escadas que a levariam ao segundo andar. Ao passar por mim, pude sentir o calor de sua indignação e um perfume suave, levemente almiscarado e delicioso.
_ Erik, perdoe a Cathy. Ela é adorável, mas ás vezes torna-se um tanto rebelde. Só meu pai conseguia controlá-la.
_ Absolutamente, Paul. A culpa foi minha. Eu fui grosseiro com ela. Tratei-a como uma marginal. Eu é que devo desculpas.
_ Eu devia ter enviado uma mensagem para você, anunciando nossa chegada. O erro foi meu. Queria fazer uma surpresa e acabei criando esta situação.
_ Vamos parar de procurar culpados e falar um pouco de sua viagem. Conseguiu resolver tudo lá em Dover?
_ Tudo acertado. Samuel demonstrou que está habilitado para gerenciar a loja na minha ausência. Trouxe o material que havíamos combinado para a inauguração de nossa filial londrina. Outra coisa importante – falou baixando o tom de voz para não ser ouvido – É sobre os seus documentos. Já estão comigo. Agora poderemos sacramentar a nossa sociedade.
_ Já havia dito que não precisava preocupar-se com isto, Paul. Eu confio plenamente em você.
_ É, mas assim vou sentir-me melhor. Quer saber seu novo nome?
Assenti com a cabeça.
_ Seu sobrenome ficou como BELL. Seu nome passa a ser ERIK BELL. Gostou?
_ É... Acho que soa bem.
Logo a sorumbática senhora Emma surgiu na porta.
_ Senhores, o almoço será servido em instantes. Devo chamar a senhorita Catherine?
_ Por favor, senhora Emma. Obrigado.

Um comentário:

Lucy disse...

Amiga querida, infelizmente vc errou um pequenino detalhe: a dama que estava sentada ao piano não tinha cabelos longos e negros - é que a luz estava meio fraca na sala e vc não percebeu: os cabelos eram longos e castanhos - sei bem disso porque, na verdade, ERA EU, na minha encarnação passada!!! (haushaushaushau... sonho meu...).

Até pode ser sonho, mas com certeza um sonho magnífico! E porque não sonhar, a vida é feita, também, de sonhos...

Beijinhos