8 de fev. de 2009

Inglaterra e Escócia

Antes de continuar o relato da viagem, pensei em postar algumas fotos que tirei ainda em Londres, que são de dois lugares que achei interessantes e outra que adorei por causa das cores.

Cores vermelhas...



Lembram do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com a Júlia Roberts e o Hugh Grant? Pois é. A livraria dele continua lá no bairro. È uma gracinha. Aqui está ela:


No mesmo Notting Hill, encontramos uma loja escocesa, que vendia trajes típicos, mantas, blusões, kilts...Já estava no aquecimento...


A saída de Londres no dia 7 de Janeiro gerou uma certa angústia. Isto porque alugamos um carro para continuar o passseio pelo interior da Inglaterra até a Escócia, para ter mais liberdade no caminho. Como voces sabem lá funciona a "mão inglesa", ou seja, o motorista dirige à direita no automóvel e tudo fica invertido. O pior foi quando, na locadora, nos disseram que o melhor caminho para chegar na auto-estrada era atravessando o centro de Londres. Era um dia de semana, no horário em que as crianças estavam indo para a escola e as pessoas indo para o trabalho, ou seja, grande movimento. Não bastasse isso, existem áreas em Londres que são proibidas de serem usadas por outros veículos que não residam nestas áreas. São chamadas de "congestion charging" e são representadas por grandes letras "C" em placas e no chão das ruas. Em caso de entrar numas destas áreas é cobrada uma multa de 80 libras. Isto foi feito para tentar diminuir os congestionamentos e restringir o numero de carros no centro. Nos deram um mapa mostrando qual o melhor caminho. Por sorte, o rapaz da locadora era brasileiro e foi extremamente simpático, nos orientando super bem. Saímos naquela expectativa. Aí devo dar os parabéns ao meu marido querido, que dirigiu perfeitamente e cruzou a cidade sem problemas. A sinalização lá é excelente. Não tem como a gente se perder. Com cuidado e paciência, saímos de Londres sem dificuldade. Seguimos para Stratford-upon-Avon, a terra-natal de Shakespeare. Só posso dizer que é uma cidade medieval, muito pequena e agradabilíssima. Foi como se voltássemos no tempo. Visitamos a casa onde ele nasceu, a casa da filha dele que era casada com o médico John Hall (que, segundo nos contaram, fez Shakespeare falar melhor dos médicos em suas peças). Ele era um médico mais humano e contribuiu muito para amenizar as barbaridades que eram feitas na época pelos seus colegas, optando por tratamento mais naturais, a base de ervas, e sendo contra as famosas sangrias.
Muitos locais ali podem servir de inspiração para romances, tipo um cemitério localizado no pátio da Holy Trinity Church, onde Shakespeare está enterrado. Infelizmente não conseguimos entrar na igreja para ver seu túmulo, pois ela estava fechada. Tudo por lá fecha muito cedo. No inverno, em torno de 17 horas o comércio, os museus, etc, estão fechando, pois a noite já chegou uma hora antes. Isto se repetiu por todo o lado, inclusive na Escócia, onde a noite começa a chegar em torno de 15 horas.
Aqui estão as fotos, que traduzem melhor o que falo:


Mão Inglesa na estrada


Nosso hotel em Stratford - construído no século XV


As ruas de Stratford




A casa onde Shakespeare nasceu




Que tal encontrar o nosso Drácula predileto aqui?



Salão de café do nosso hotel

Atrás daqueles vidros iluminados, eles conservam as paredes originais da casa



Pub "The Old Thatch Tavern" onde jantamos um delicioso "fish and chips", o prato predileto do Frankie. Claro que pedimos com o fish...rsrsrs


Seguimos para York,no dia 8. Outra linda cidade medieval, onde se encontra a maior catedral gótica ao norte dos Alpes, segundo dizem, cuja origem remonta ao ano de 627, quando no local foi batizado o rei-santo Eduíno. Foi palco de vários casamentos e funerais de reis e rainhas ingleses. A catedral atual começou a ser construída em 1220. Lembram do filme "Coração Valente", com o Mel Gibson? Foi esta a cidade que ele venceu o cerco e dominou, despertando ainda mais o ódio do Eduardo I.
Foi nesta cidade histórica, que serviu tb como cidade estratégica para os vikings(tem até um museu mostrando a vida deles na cidade - o JORVIK), que sua amiga aqui foi convidada a participar de um show ao ar livre. Foi assim...
Descobrimos que haveria um encontro na Rua Shambles (a rua mais estreita e antiga da cidade),para uma caminhada à noite, chamado "Ghost Hunt". Pouco antes das 19:30h encontramos por lá outro bando de curiosos (umas 30 pessoas) que aguardavam o nosso "guia". Pontualmente às 19:30, apareceu um homem alto, elegantemente vestido de fraque e cartola pretos, aparentando uns 50 anos, de barba, frios e misteriosos olhos azuis, trazendo em uma das mãos uma maleta (tipo Jack, o estripador) e uma escada de dois degraus na outra. Primeiro ele olhou um por um dos presentes com um olhar arrepiante e, finalmente, falou um sonoro:
_GOOD EVENING! - provocando o maior susto em todos nós. Talvez por isso mesmo, a resposta saiu fraca e ele, com olhar intenso, repetiu a pergunta, representando que queria ouvir uma resposta mais forte. Depois de satisfeito, começou o seu discurso, tentando explicar o que faríamos naquela noite, sempre com ar de mistério. Percorreríamos vários locais da cidade, ouvindo estórias de fantasmas(verídicas, segundo ele). A partir daí, passamos a seguí-lo. A cada parada, ele armava sua escada, subia nela para sobressair-se aos demais, e fazia o seu discurso. Foram feitas várias parada, onde ele contou estórias de terror locais. Ele demonstrou ser um ótimo ator e ter um grande senso de humor. Durante o passeio ele pegava no pé de algumas das pessoas. Os preferidos dele foram o jovem mais alto entre os presentes e...eu. Primeiro ele implicou com o meu nome, que ele não conseguia pronunciar. Até que eu disse que ele poderia dizer "Rose Ane". Daí em diante ele me chamava para tudo e ainda reclamava do meu nome esquisito. Quando paramos diante de uma coluna romana, localizada em frente à catedral, ele contou alguns fatos históricos e, olhando para mim disse:
_ Rose Ane - naquele sotaque britânico carregado.
Achei que ele ia me perguntar algo importante e por um momento pensei que tivesse perdido alguma coisa do monólogo dele, ficando com medo da pergunta que ele faria a seguir. Neste instante, ele apontou para a grande coluna e disparou:
_ Rose Ane...Voce já viu uma ereção como esta?
Não tive como segurar o riso. Quando me acalmei, disse:
_No!
Ele olhou diretamente para o meu marido (ele já tinha percebido que estávamos juntos)e disse, em tom de censura e escárnio, repetindo a minha resposta:
_ Nooooo!!!
Todos cairam na gargalhada.
E assim foi. Várias vezes ele pedia a minha ajuda ou a do rapaz alto. Ao final, ele pediu que fossemos aplaudidos. Foi muito engraçado. Das brincadeiras, acabei ganhando de lembrança um lenço sujo de sangue(tinta vermelha) que ele usou durante a encenação de um esfaqueamento de uma mulher (claro que eu representei a mulher, por isso levei a recordação).

Chegada em York, sobre uma de suas pontes


Catedral de York (York Minster)


Interior da Catedral


Ruas de York...

Olha outra loja escocesa na Rua Shambels!





Vendedor de cachorro quente... Já viram algo assim aqui no Brasil?


O guia misterioso de "Ghost Hunt"




A coluna romana em frente a York Minster

Ela está meio fora de foco, mas dá para ver a atriz coadjuvante rindo feito uma louca, não dá?



Finalmente, no dia 9, partimos para Edinburgo. Foi uma emoção só quando cruzamos a fronteira e vimos a bandeira azul com sua cruz branca tremulando ao vento.
Já estava escurecendo quando chegamos na cidade. Ela também tem construções belíssimas, da era medieval. A única diferença é que é muito escura. Não sei se por ser inverno e a noite chegar muito cedo, torna-se sombria e meio depressiva. Fiquei lembrando do Gerry, morando nesta cidade e trabalhando em uma coisa que não o satisfazia. Dá para entender o que ele passou. As pessoas não tão simpáticas, como na Inglaterra. Não que sejam grosseiras, mas me pareceram mais tristes. Não consegui ir à Glasgow, infelizmente, mas tenho a impresão de que deve ser diferente por lá. O tempo não ajudou. Choveu praticamente nos três dias que estivemos por lá. Não conseguimos visitar o interior do famoso castelo de Edinburgo devido ao mal tempo.


Edimburgo

Esta é uma livraria de livros antigos(sebo). Notaram a foto de Burns na primeira prateleira da vitrine, ao centro? Em todos os lugares, principalmente em pubs, pode-se ver fotos dele, tanto na Inglaterra como na Escócia, anunciando o "Burns Night", no dia 25 de Janeiro


Castelo de Edinburgo








Cidade vista do pátio em frente ao castelo


Ruas de Edinburgo







Por causa disso, resolvemos pegar uma excursão de onibus para visitar as Highlands. Ficamos com medo de dirigir por estradas menores, entre as montanhas. Havia o risco de neve, o que tornaria o trajeto mais perigoso. O passeio nos levaria através de Trossachs, região onde fica Stirling e Glencoe, Fort William, LochNess, Inverness e Pitlochry. Em Fort William, onde começam a surgir as montanhas altas, vimos um exemplar do Hamish, uma espécie de gado das Terras Altas. Apesar do mau tempo, pode-se ver que a região é deslumbrante. Mesmo sendo inverno e haver neve no topo das montanhas, a relva verde cobre grande parte do terreno onde as rochas não proliferam. Imagino que deva ser uma delícia dirigir nesta região, parar numa das inúmeras hospedarias que vimos pelo caminho e ficar curtindo a paisagem monumental...na Primavera ou no Verão. Com certeza, ainda vou voltar lá numa destas épocas para poder ver as Highlands em todo o seu esplendor.
Nosso motorista, que também era o nosso guia, era um senhor de seus 65 anos, baixo e atarracado,de barba branca, com um sotaque carregadíssimo. Muitas das palavras que ele dizia eram difíceis de traduzir. Eles falam muito diferente dos ingleses. É um inglês mais rústico, com pronúncia diferente.Ele falava o tempo interio. Não sei como não se cansava. Meu marido odiou, mas eu fiquei lembrando do sotaque do Gerry(quando ele ainda não tinha se americanizado tanto)e adorei. Quem dera fosse o Gerry no lugar daquele guia, mostrando pessoalmente as belezas da sua terra natal...aiai...
Mas voltando ao passeio, chegamos a Loch Ness com chuva forte. Poucos tiveram a coragem de sair do centro turístico para atravessar a estrada e chegar na beira do lago. Eu e meu marido não resistimos. Ainda bem que ele também é aventureiro como eu.
Ali tiramos fotos, tomamos um lanche e seguimos até Inverness, onde não houve parada alguma(achei uma grande falha da excursão, pois esta cidade é a capital das Terras Altas). Já era noite fechada (18:30h) quando chegamos em Pitlochry, que foi considerada pela rainha Vitória como um dos locais mais belos da Europa. Não pudemos confirmar esta afirmação, pois estava tudo escuro, ruas vazias e frias. Ficamos por ali durante uma hora, gasta num pequeno restaurante, comendo batatas fritas e bebendo refrigerante. Uma pena...
Aqui vão as fotos:

Hamish em Fort William, no início da subidas às Terras Altas


Campos de Fort William


Highlands! Lá vou eu!!


Ruínas do Urquhart Castle, do século 16, na margem oeste do Lago Ness


Bandeira nacional tremulando sobre as ruínas



Já nas Terras Altas
Dá prá notar a "tristeza"?


Loch Ness




Nessie e eu


Mais um pouco da paisagem próxima ao Lago Ness


Pitlochry O restaurante...Ali vi o único homem trajando kilt de toda a viagem - o garçon


Sei que devo estar passando uma imagem não muito boa do tão aguardado passeio na terra do nosso querido Gerry, mas a culpa foi realmente do mau tempo. Saímos de lá com a certeza de voltar numa época melhor e fazer tudo de carro. A Escócia é lindíssima e merece mais e melhor tempo.

De volta a Edimburgo

Uma enorme janela, não?


World's End
Este era o lugar onde ficavam as antigas muralhas da cidade


Mais ruas de Edinburgo




Na véspera de iniciar a volta para Londres, decidimos dar uma outra chance para Edinburgo e fomos conhecer o seu porto. Foi maravilhoso. O porto de Edinburgo é lindo, alegre, colorido. Ainda tivemos a sorte de ter sol por alguns momentos e a visão de um arco-íris fechou com chave-de-ouro a visita. Almoçamos num dos melhores restaurante da viagem toda.

Porto de Edimburgo...Outro astral!






Na noite do dia 11, definimos o nosso roteiro da volta. Decidimos descer pelo litoral do Mar do Norte, vendo alguns castelos, até Newcastle, e de lá seguir até Liverpool. Da terra dos Beatles, desceríamos para conhecer Windsor, que ficava bem próxima ao aeroporto de Heathrow, onde pegaríamos o vôo para Amsterdã no início da tarde do dia 14. E assim foi. Passamos a noite em Liverpool, que é uma graça de cidade, principalmente a área de Albert Dock (porto da cidade), onde passamos a noite e onde fica o museu dos Beatles. Andamos pelo centro (tudo pode ser feito à pé), conhecemos a rua onde era o Cavern Club (casa noturna onde eles se apresentaram pela primeira vez). Lá existe agora um bar com o nome de Cavern, com uma parede no exterior do prédio que foi feita com as pedras da antiga casa.Nestes tijolos estão o nome de todos os músicos e cantores que já visitaram o local. Muito interessante.

Retorno à Inglaterra

Bamburgh Castle









Ovelhas São vistas em quase todos os campos da Grã-Bretanha


Alnwick Castle



Liverpool
À noite


John Lennon e eu Dá prá ver os tijolos com os nomes dos músicos?


Albert Dock





Nos despedimos no dia seguinte de Liverpool. Estávamos na corrida para chegar à Londres, mas ainda tentando tirar o máximo proveito de tudo que pudéssemos pelo caminho. Com este espírito chegamos a Windsor, local de férias e lazer da familia real britanica. Para resumir um pouco, a cidade é um mimo. Ela cresceu em torno do castelo e suas construções em estilo georgiano estão conservadíssimas. Andando pelo centrinho descobrimos o "The Royal Theatre", onde estava sendo apresentada uma peça da Agatha Christie - "The Spider Web". Não tivemos dúvida. Compramos os ingressos e às 20 horas estávamos lá na terceira fila da platéia. O público era formado, em sua imensa maioria, por casais idosos, com idades entre 70 e 80 anos. Todos muito arrumados (até me senti mal, pois estava com a mesma roupa de viagem, louca por um banho), excitadíssimos, cumprimentando-se uns aos outros, como uma grande família. Isto é uma coisa muito interessante na Inglaterra e em grande parte da Europa. Os idosos são extremamente ativos. Pode-se vê-los nas mais diversas atividades, trabalhando, se divertindo. Em diversas lojas e até em entradas de pubs, verificando a idade dos frequentadores, eles estavam presentes, homens e mulhers(principalmente, mulheres). Por toda parte podemos ver as cabecinhas brancas agitando-se. Aliás, foi uma coisa que me chamou a atenção e me fez lembrar da D. Margareth, mãe do Gerry. As mulheres não pintam o cabelo como aqui. Depois de uma certa idade elas fazem questão de mostrar os cabelos brancos. Pelo menos foi o que me pareceu...
Foi uma noite inesquecível. A peça foi encenada divinamente. Eu que sempre fui admiradora das estórias da Agatha Christie quando adolescente, fiquei super emocionada por poder ver um de seus contos policiais em cena, na língua original.

Castelo de Windsor


Ruas de Windsor
Casa Torta (é o que mais se vê nestas construções medievais)





O dia 14 amanheceu com uma neblina, que graças a Deus só piorou depois que estávamos no aeroporto, aguardando nosso vôo. O "fog" tomou conta de Londres e todos os vôos atrasaram. O nosso teve um atraso de mais de 3 horas. Voces acham que estávamos perturbados? Não. Descobri, nas andanças pelo aeroporto, o restaurante do Gordon Ramsey, aquele que tem o programa "Hell's Kitchen" na TV a cabo. Só posso dizer que tivemos um grande almoço. O restaurante é disputadíssimo e tivemos de esperar cerca de 30 minutos para conseguir uma mesa. Valeu a pena! O melhor de tudo é que os preços eram super acessíveis. Já tínhamos ouvido dizer que ele tem um restaurante chiquérrimo no centro de Londres, onde os preços são altíssimos. Assim, deixo a dica aqui, para quem passar por Heathrow e tiver um tempo de sobra, vá comer no Gordon Ramsey.

Fog em Londres


Depois desta espera agradável, partimos ao nosso destino final...Amsterdan.
Eu já tinha conhecido esta linda cidade há dois anos atrás. Por isso escolhemos chegar lá dois dias antes da volta para o Brasil para poder revê-la. Vendo as fotos, voces vão entender o porquê.

Amsterdan
Mais uma pista de patinação


Museu do Cinema (Museunfilm)


As famosas bikes de Amsterdan tendo um descanso


As ruas da cidade







E este foi o meu sonho de férias. Espero ter conseguido passar a voces um pouco das minhas emoções, alegrias e desventuras(que foram poucas e recicladas, tornando-se boas lembranças). Pelo menos foi o que tentei fazer aqui, com meu relato ilustrado com fotos desta aventura nestes dias de Janeiro de 2009.
Adoro vocês! Beijos!!!

6 comentários:

llily disse...

Rosane não me contive de curiosidade e corri para ver a segunda tão esperada parte da sua maravilhosa viagem pelas terras do nosso amado Gerry,seu sorriso iluminado transmite toda a emoção,alegria,felicidade,entusiasmo,contentamento em estar ali.
Bebi deliciada cada palavra que você tão bem descreveu,viajei com você em cada minuto e segundo da sua alegria.
Obrigada querida amiga por nos dar essa maravilha.
Beijos no seu meigo e lindo coração
Ameiiiii as fotos estão lindas,parabéns ao fotógrafo.

Anônimo disse...

Cassinha disse emocionada e arrepiada....

Ro querida.... que post maravilhoso!!!! Nossa... fiquei emocionada de novo com cada palavra sua... a descrição dos lugares que passou... dá pra sentir sua alegria... é contagiante!!!!

Amei tudo e agradeço este carinho em compartilhar desta sua alegria qúe é nossa também por ver uma amiga querida realizada e feliz!!!!

Amo você!!!!

Beijão querida... e vou voltar ao post e curtir mais um pouco das fotos...lindas demais!!!

Beijão!!!

Ligia Bento disse...

Ai, ai... RoseAne... Gostei muito da idéia de me encontrar com nosso vampiro predileto naquela paisagem...
Confesso que me escangalhei de rir com as suas desventuras com guia, kkkk...
As Terras Altas tem mesmo um altral que transende o monitor do pc. A sua alegria, também sinto daqui. A viagem que vc fez, só pode ser classificada como divina.
Inesquecível.
Que cada minuto esteja gravado em sua alma!
Um xêro♥
PS: Vou ali, dar mais uma olhada nas fotos, que são lindas de viver!

Lucy disse...

Amiga, seu marido é mesmo corajoso - confesso que acho que não teria coragem de sair dirigindo em pleno centro de Londres com essa mão inglesa... não dá...

Que lugares maravilhosos, amei esse hotel em Stratford, super aconchegante por dentro e belíssimo por fora!

Menina, que medo! Já pensou, encontrar o nosso Drácula ali... Sou tão fraquinha, teria que dar a ele... o meu pescoço... daria... TUDINHO!!! (rsrsrsr)

Rô, estou mais apaixonada ainda... que lugares encantadores!!!

Nossa, mais que viagem deslumbrante! E com o seu sorrisão, sua expressão tão leve, tão renovada, tão bela, não dá nem pra tentar disfarçar todo o encantamento do momento!

Os lugares são perfeitos e, mesmo com o mau tempo, que dá mesmo essa sensação de uma espécie de melancolia à paisagem, tudo parecia pedacinhos do paraíso mesmo vendo só pelas fotos, fico imaginando vivenciando tudo isso, totalmente demais!

Fico extremamente feliz por saber e ver que essas suas férias foram mesmo a realização de um sonho. Vc merece, minha querida!!! Agradeço por ter compartilhado toda essa sua experiência magnífica com a gente. E é isso aí: planeje direitinho e, quando puder, faça outra viagem – renova não só o corpo, mas o próprio espírito!
Beijinhos

Cléo disse...

Amiga, vc não só passou direitinho pra gente todas as suas emoções, como nos deixou com água na boca... ai que vontade de estar lá em terras escocesas, mesmo nosso amado não estando dá uma sensação de estarmos bem próximas dele e de como ele viveu até se tornar um astro!!!
Ah! qdo o senhor inglês perguntou pra vc se nunca tinha visto uma ereção daquelas, vc deveria ter respondido "só qdo eu encontrar com o Gerry"... op's, esqueci o maridão por perto, mas que eu pensaria no Gerry com uma pergunta dessas, pensaria, com certeza, rsrsrsrsrs!!!
Toda a viagem foi linda, lugares maravilhosos, coisas pra vc se lembrar e se sentir feliz pra sempre!!!
Lindo post amiga,obrigada por compartilhar momentos tão mágicos com a gente!!!
Bjos!!!

Unknown disse...

Vanessa disse...
Oi amiga que maravilhoso, que bom que vc curitiu e partilhou a sua felicidade com nós obrigada mesmo, beijos