18 de mai. de 2009

Luto...



Meu Desabafo...
Saudades da amiga Paty Esber
By Lucy




Olá, minhas queridas amigas Gerrymaniacas. Hoje venho até esse nosso cantinho com o coração amargurado, tão apertado que parece que vai explodir dentro do peito.
Relutei, por um tempo, em fazer esse post, pq não estou com a serenidade necessária para fazer um justo tributo a nossa amiga Paty Esber, mas, por outro lado, penso que não poderia deixar de escrever algumas palavras.

Minha homenagem vai à forma de agradecimento por tanta doçura que a Paty sempre teve comigo e, com certeza, com todas as demais gerrymaniacas. Infelizmente, só vim a conhecer a Paty nesse ano, mas apesar dos poucos meses de convívio, foram o suficiente para reconhecer o grande ser que ela é, a mãe amorosa, a filha devotada, a amiga tão meiga e querida, uma belíssima mulher que com certeza o Gerry jamais esqueceria, se tivesse tido o prazer de conhecê-la...



A gente sempre comentou nos blogs que a amizade que une as gerryanas é muito forte, é inexplicável para muitas pessoas que não compreendem como isso é possível. E pensando bem, fica mesmo difícil para as pessoas que não estão nesse nosso círculo entender como diversas meninas espalhadas pelo Brasil, com gênios e gostos diferentes, podem se tratar como amigas só pelo fato de estarem unidas por um sentimento de amor a Gerard Butler. Mas não é só isso. Esse amor pelo Gerry nos uniu num primeiro momento, mas o que nos mantém conectadas é o amor que passamos a nutrir uma pelas outras, como também o respeito, o carinho e os bons sentimentos que sempre tentamos passar através de nossos recadinhos, cartões e todos os meios pelos quais conseguimos nos comunicar.

Talvez seja difícil para as pessoas entenderem porque atualmente o amor desinteressado e incondicional está em desuso em nosso planeta. Como é possível gostar de alguém que só mantemos contato por meio virtual? Como podemos falar coisas de nossa vida íntima a amigas virtuais que não falamos a outras pessoas com as quais convivemos no cotidiano? Sim, essa é a pergunta que muitos fazem e que fica sem resposta. Mas é simples: basta ter o coração aberto e uma vontade de doar os melhores sentimentos ao semelhante, como tb ter a humildade para receber dele o bem que ele puder nos trazer. E isso, amigas queridas, nós temos – a sorte de ter uma relação de amizade verdadeira que nos traz conforto em todas as horas.

Como todas as gerryanas, levei um choque ao saber do passamento da Paty e, depois que soube a forma tão prematura e cruel como se deu, um sentimento enorme de revolta, angústia e desespero tomou conta de mim. E não dá para ser de outro modo, pois a injustiça é o pior dos sentimentos, o mais doloroso, a dor da impotência diante de uma barbárie é muito frustrante, desalentadora...

A Paty sempre foi uma mulher guerreira e sonhadora como todas nós, que muitas vezes nos deixamos levar pela crença de que somos seres capazes de extrair algo de bom de cada ser humano e que lutava para encontrar a tão almejada felicidade. Muito sensível, parecia saber o momento exato para nos mandar um recadinho especial, palavras certeiras que alegravam os nossos corações e nos enchiam de esperança.

Estou ferida, amargurada, assustada, este é o meu desabafo. Sei que estas são palavras duras, mas não daria para escrever de outra forma, porque é o que estou sentindo no momento. Agora, infelizmente, não há nada que possamos fazer para trazer a Paty de volta ao nosso convívio. E o que podemos pedir é simplesmente que seja feita justiça. Mas será que haverá justiça? No nosso país, infelizmente, as leis são muito brandas e sabemos que esse assassino não terá a pena que merece ter, que no meu humilde parecer seria a pena de morte. Mas consolo-me com a certeza de que Deus tudo sabe e tudo vê e as leis divinas são justas e certeiras.

Mas não quero deixá-las ainda mais triste. Agora, temos que fechar os olhos e lembrar da Paty com muito amor, para que nossos bons pensamentos cheguem até ela e a encham de carinho e alento. Não consigo entender como isso aconteceu, mas apego-me à crença de que os Anjos do Altíssimo a estão rodeando com sua sagrada luz para que ela se tranquilize e se fortaleça para poder vivenciar em sua nova morada, que com certeza será num lugar muito melhor, livre das dores e do cansaço do corpo físico, ao lado de amigos, dos entes queridos e dos Anjos de Deus, cercada de muito amor, luz e paz.

Esse é o momento de chorar, de por pra fora a tristeza, mas também de nos apegarmos a fé. O desespero, diante do ocorrido, é normal. Mas quando a tristeza e a saudade se fizerem insuportáveis, devemos nos lembrar que ela está viajando, está bem e também quer nos ver bem. Só mesmo a fé, nessas horas, é que pode nos sustentar e impulsionar adiante. Coragem, amigas, esse é o conselho que eu estou me dando também... É muito importante que todas façamos uma corrente constante de orações à família da Paty para que Deus lhes dê muitas forças para prosseguirem em sua jornada.

O nosso mundo é injusto, cruel e mesquito, mas agora a Paty estará descobrindo novas paragens, lugares em que só há espaço para o amor... o amor que ela sempre carregou em seu dadivoso coração... o amor que ela sempre nos presenteou... o amor...♥




Esse foi o ultimo recadinho que ela me mandou, postado no dia treze desse mês...


Hoje, termino esse post em lágrimas,
deixando mil e um beijinhos recheadinhos de carinhos
a nossa doce amiga Paty Esber...♥

14 comentários:

Monequi disse...

Encontrei entre minhas amigas um pouco de conforto, mas sabe onde eu também encontrei conforto? No próprio perfil da Paty no Orkut. Lá está escrito:

"cinco coisas sem as quais não consigo viver:
sem minha alma e meu espírito, o resto eu administro..."

Sua alma está intacta. O espírito dela permanecerá conosco, em nossos corações, sendo assim ela continua viva. Vamos mantê-la assim pra sempre. ♥

Mara Santiago disse...

Não conhecia essa moça, mas vi em meu perfil no orkut alguns contatos gerryanos estando de luto por ela, perguntei a querida Lucy e descobri o que houve com Patricia. E não há como não me indignar com que ela sofreu, a forma como foi morta, tamanha brutalidade me chocou e me revoltou, e vendo neste blog e em outros blogs também, perfis do orkut... ela era uma pessoa doce e muito especial. Jamais merecia morrer assim, com tamanha monstruosidade.
É triste ver como o mal, a violencia tornam-se banais, ainda mais contra mulheres que mereciam ser muito felizes. Espero que esse verme nefasto que fez isso pague por isso aqui na Terra. Que a justiça desse país e a dos presos na propria cadeia o façam penar como nunca, pois o castigo divino dele tá mais que garantido, desgraçado.

E hoje ela olha para todos com olhos de serenidade, como um anjo sagrado nos braços do pai, que ela agora é, e em paz!

llily disse...

Lucy doce amiga,acabei de ler seu recado ,estamos em um torpor de choque,revolta dor e impotentes diante dessa tragédia,infelizmente não é uma ficção,um filme de terror é real e aconteceu com uma das nossas ,uma amiga querida que tinha a vida pela frente cheia de sonhos,esperanças e amor.
É muito triste o que tem acontecido ultimamente é dificil ter fé nas pessoas,no sistema ,mas não podemos perder a fé em Deus,se a justiça for falha ele não falhará,nada fica impune,oro a Deus pela alma da Paty que precisa de luz e oração,pela familia que precisa de força e amparo,pelas crianças que precisam de consolo e amor.
No céu surgiu uma estrela azul,seu nome é Paty Esber,ela esta perdida,confusa nesse momento,ela precisa de nossas orações nossos pensamentos de amor e carinho para que se fortaleça e volte a brilhar intensamente,vamos nos unir em uma corrente em favor dessa ESTRELA AZUL DE NOME PATY ESBER!!!!
BEIJO GRANDE MUITA PAZ!!

Ligia Bento disse...

Lucy, faço minha as suas palavras.
Eu estou tentando administrar é o meu pessimismo com relação aos dias que se seguem. Onde homens matam por não aceitar ouvir as palavras "não" e "acabou". Sinto um arrepio na espinha, quando olho para as minhas filhas. Que tipo homens elas encontraram no futuro? A mim, só resta torcer para que elas não encontrem pelos caminhos de suas vidas, criaturas covardes como essa, que nos arrancou a Paty.
Quando penso nela, ainda não consigo não chorar. Dói demais.
Muita luz em seu novo caminho, Paty♥

Anônimo disse...

Meu Deus, fiquei chocada ao saber que ela se foi... sei que faz tempo que não apareço no blog mas venho dizer que a Paty era uma pessoa doce muito doce, Meu Deus ela até havia falado comigo para ela, eu e Rosane nos encontrarmos na próxima estréia do filme de Gerry em Poa para assim nos conhecermos pessoalmente, como pode... Fica com Deus Paty

Anônimo disse...

Vanessa eu postei acima

Unknown disse...

Nossa...fiquei realmente muitooooooooooo triste e assustada, não conhecia a Paty mais tinhamos um amor em comum...estou realmente muito triste a abalada com o que aconteceu...Espero que haja justiça...e que a Paty esteja em um lugar melhor!!!

Rosane disse...

Ai, Lucy! Gostaria de dizer mais palavras alentadoras, mas agora só consigo chorar. Cada vez que me lembro do que aconteceu com a nossa amiga desando... Tento não cultivar maus pensamentos ou revolta contra este monstro que a levou ou duvidar da justiça entre nós. Isso certamente não vai nos levar à nada. Desejo sinceramente que ela esteja num plano ,mais elevado que o nosso, junto aos anjos, ou sejam quais espíritos de luz que lá existem, em paz e com alegria.
Lindas as tuas palavras, Lucy. Me sinto mais forte por saber que tenho a amizade de todas vocês, minha amigas gerryanas. Realmente, para alguém de fora, é muito difícil de entender a extensão deste carinho, fraternidade, zelo e entendimento que existe entre nós. A Paty, esteja ela onde estiver, certamente vai continuar a fazer parte desta rede, presente em nossos corações.
Beijos, Lucy!

Anônimo disse...

Cassinha disse emocionada pelas lindas palavras da Lucy... faço minha (também) as suas palavras querida... custo a acreditar numa atrocidade desta... que o mundo realmente está de pernas pro ar!!!!!
E uma pessoa linda, meiga, carinhosa ter sido vitima desta violencia é de nos deixar inconformadas mas jamais podemso desistir de buscar a Justiça!!!! E ela vai ser feita sem mesmo desejarmos... é a justiça de Deus!!!
Amei o último post da Paty no orkut.... e a nossa amizade vai ser eterna... estará sempre em meu coração!!! Mesmo tendo conhecido pouco mas foi o suficiente pra tê-la como mais uma maiga virtual, que pra mim ultrapassa este universo i que sentimos por cada uma de nós Gerryanas!!!
E como disse Lucy... ninguem entende esta nossa realação... somente nós!!!

Paty querida... você era uma pequena luz aqui na terra... agora é uma estrela linda que nos ilumina do céu!!!!

Saudades... saudades... saudades... é que sentiremos!!

Beijo enorme Lucy pelo seu post maravilhoso!!!!

Unknown disse...

Lucy, não chequei a conhecer a Paty.
Mas como a Ly falou, tenho medo pelas minhas filhas, também espero que elas tenham a sorte te encontrar homens bons. E a vidas dessas crianças, como ficará agora depois dessa trajédia?! O sexo masculino é mesmo muito covarde!!!
Espero que realmente exista outra vida, pra que ela possa ser recompensada.

Bjs♥♥♥

Tania Lima disse...

Oi, Lucy, já tinha lido seu post ontem mesmo, mas ainda não havia reunido forças para construir palavra alguma, passei estes dois últimos dias em um estado de angústia, agonia, e às vezes catatônica. Não que esteja muito diferente hoje, mas acho que devemos nos manifestar sempre, para que todos saibam nossos sentimentos, para que todos olhem para este caso inexplicável.
É muito estranho para mim... difícil saber que poucas horas antes dessa violência toda acontecer, nós nos falamos.
É difícil não pensar que talvez, se eu tivesse pedido para ela ficar mais um pouco conversando comigo, talvez as coisas pudessem ter sido diferentes. É difícil não visualizar nossa última conversa, quando ela disse que iria conversar com ele sobre a separação novamente, e eu pedi que ela esperasse um pouco mais, que esperasse estar com mais alguém entre eles, e ela... não entendeu o meu pedido, na verdade nem eu mesma entendi, mas no fundo temia que algo ruim, por mais que não atinasse o quê, já que ela viveu com ele durante 12 anos e não me falou sobre atitudes violentas e tenho certeza que, se assim fosse, ela teria conversado com sua família. Talvez, fosse diferente se quando ela me disse que estava cansada e que iria deitar-se, eu tivesse pedido para ficar um pouco mais.
Pelo contrário ele estava, segundo ela, se mostrando paciente, dedicado como nunca foi, até sufocando-a com tanto carinho e insistindo para que tentassem novamente, que daria certo, que ele mudaria, e a conversa de sempre.
Sei que pedi a ela que fosse com calma, que tudo daria certo.
Ai!Você não faz idéia dos planos que fizemos juntas! Eu estava planejando me mudar para Canoas no fim do ano, sabia? Como estávamos ansiosas para chegar logo.
Outra coisa estranha nisso tudo, é que ele não sabia nada sobre o fâ clube, sobre os blogs, e há uma semana, mais ou menos, ela revelou tudo para ele, inclusive que planejava vir para o encontro de agosto no RJ.
A princípio ele pareceu aceitar tudo, mas pediu que ela repensasse sobre a viagem, por motivos "financeiros", enfim, não nos preocupamos com isso, pois eu disse a ela que se ela não viesse em agosto, eu iria em setembro para vê-la e conhecer a cidade, assim como distribuir currículos.
Enfim, acho que posso estar vendo coisas, como acontece num momento como esse, em que procuramos motivos, justificativas, como se existissem,sei lá... meus neurônios estão em pane...
Meu coração está pequenino... meus olhos ardem... minha cabeça dói...
Não quero falar de Deus, pois não quero ser hipócrita em dizer que acho que ele cuidará dela... que droga! Ele deveria ter cuidado dela para que nada ruim acontecesse. Também não quero ser tão rancorosa, minha querida e doce Lucy, me perdoe, mas no momento estou de mau com Deus... ele permitiu que minha irmãzinha, minha filhinha, pois era assim a nossa relação fosse arrancada de seus filhos, de seus pais, de suas irmãs e de nós dessa maneira.
Sei que vc acreditará em tudo que digo, pois minha amiga Paty, minha "coisa querida", se abria muito comigo e tenha certeza, ela jamais imaginou que esse nada seria capaz de algo assim.
Me desculpe essas palavras amarguradas querida, só posso te agradecer pelo carinho de suas doces palavras e prometer que, quando fizer às pazes com Deus, terei coisas mais bonitas para falar... seja abençoada com as maravilhas do Universo e coroada com todos os bons pensamentos que você merece.
Obrigada por tudo, Lucy querida.

Lucy disse...

Meninas, obrigada por comparecerem e deixarem tb o seu desabafo, é uma forma de expormos a nossa repudia a esse crime tão bárbaro...
Tania, querida, entendo perfeitamente as suas palavras. Tb não consigo entender onde Deus está nesses momentos, onde está o nosso anjo da guarda que não nos guarda na hora em que mais precisamos dele... Meu namorado briga comigo quando falo essas coisas, diz que gosto tanto de estudar sobre religião e o mundo espiritual e nessas horas sou uma pessoa de pouca fé. Mas isso é mesmo incompreensível, não dá nem para tentar entender. E dizem que existe o inferno... mas para mim o inferno é nesse nosso planeta, em que vemos filhos matando pais, pais matando filhos, e casos como o que levou a nossa Paty. Isso é o inferno, um planeta aonde o desamor entre todos os seres é crescente a cada dia, as pessoas aniquilam as florestas por cobiça e maltratam impunemente os animais. Se isso não é o inferno, então não sei o que é. Se momentos como esse me causam uma revolta sem tamanho, uma dor incomensurável, posso imaginar como o seu coração está sofrido, vc que tão próxima dela estava, que tantos planos maravilhosos iria compartilhar ao lado dela.
Mas se não consigo entender os motivos de Deus em não se intrometer em um caso tão hediondo como este, apego-me na crença de que se nessa Terra, por motivos misteriosos, Deus deixa que demônios como esse canalha faça o que fez, no mundo espiritual isso não ocorre, ao menos lá ele irá sofrer as piores dores em sentir o peso de suas maldades em seu próprio espírito.
Sabe, sou uma pessoa até boba demais, perdôo muitos erros dos outros, mas fatos assim não perdoarei jamais, é torpe demais. Por isso, também, sou a favor da pena de morte, pois seria uma benção pra mim ver esse desgraçado morto, para ele não poder fazer mal a mais ninguém. Do que adianta ele ser preso? É preso hoje e solto daqui a pouco tempo. E a Paty, quem a trará de volta ao convívio da família?
Estou muito triste, Tânia, indignada, revoltada. E se eu, que pouco a conhecia, estou desse jeito, imagino o seu estado, minha amiga querida.
Brigar com Deus é a coisa mais normal nessas horas. Sei que é uma contradição, mas talvez vc me entenda: eu brigo com Deus, me revolto com a sua falta de intromissão nesses casos, mas também rezo e imploro seu auxílio aos familiares da Paty e tb a nossa amiga que inicia sua jornada no mundo espiritual. Acho que se aqui Deus, por motivos que ignoro, não interfere em casos tão cruéis assim, deve ao menos enviar seus mensageiros para aplacar um pouco a nossa dor e nos ajudar a continuar a trilhar o nosso caminho nesse mundo tão ignóbil, porque acho que sozinhos não conseguiríamos suportar tamanha dor e injustiça.
Força e coragem, Tânia. Chore muito, ponha toda essa dor pra fora, indigne-se, esbraveje, grite. E agora, só mesmo o tempo para trazer um pouco de consolo...

Cléo disse...

Querida amiga...

Infelizmente não tive o prazer de ter com a Paty o mesmo grau de intimidade que muitas de vcs tinham, mas isso não impediu que eu sentisse a mesma dor, revolta e indignação que todas nós estamos sentindo nesse momento.
É inacreditável que alguém que só semeou amor por onde passou, seja arrancado da vida de maneira tão precoce e violenta como foi.
É como vc disse, vamos nos apegar na fé de que ela encontrará um lugar melhor, de muita paz, muito amor e muita luz ao lado de seus entes queridos que já se foram.
E vamos sim fazer muitas orações pra que Deus amenize a dor de seus familiares e amigos, se é que isso é possível, pq sabemos o quanto é difícil aprendermos a conviver sem quem amamos!!!
Vamos também pedir à Deus para que realmente haja justiça!!!
Que Deus abençoe grandemente essa família e conforte seus corações nesse momento tão difícil!!!!
O céu recebeu mais um anjo, que com certeza estará iluminando a vida daqueles que deixou aqui, pois ela deixou sua marca em muitos corações e se tornou, com certeza inesquecível!!!

Pati disse...

Gente, estou impressionada com a maneira como vcs conseguiram expressar nossos sentimentos, pois eu sinto como vcs, mas ainda não estou conseguindo muito falar no assunto...Estou triste, chocada, inconformada....Não é preciso que se conheça alguém pessoalmente para sentir sua morte e lamentá-la...Eu tb me senti melhor ao ler o mesmo trecho que a Monequi se referiu...Paty é dona de seu espírito, isso não podem tirar!